Olá, cidadão do Mundo de Anne, seja bem vindo! Depois de um certo hiato estou de volta com mais uma resenha sobre minha ultima leitura: O primeiro livro da saga Grisha, Sombra e Ossos.
Comecei essa leitura especialmente por conta da serie que a Netflix está produzindo e que irá lançar em breve. Quando vi que um dos atores seria o Ben Barnes - que eu tenho um crush desde de Crônicas de Nárnia - Eu sabia que tinha que conhecer a historia antes da assistir a série.
Já estou fazendo a leitura do segundo livro e se você tiver curiosidade de conferir minhas reações, é só me seguir no twitter ou skoob que eu faço, em tempo real, os reacts de cada capitulo. Mas atenção: sempre com spoilers!
Sendo assim, apresento a você o que achei do primeiro livro. Vem conferir!
Ficha Técnica
Série: Grishaverse - Livro 1
Autor: Leigh Bardugo
Editora: Planeta - Selo Minotauro
Número de páginas: 288
Gênero: Fantasia, YA
Sinopse
Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras –, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter. A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras. Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-seà sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração – e seu mundo – em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo.
É Bom?
Achei o livro super dinâmico e até rápido de ler, o que não surpreende muito, já que só tem 288 páginas, o que considero pouco pra um livro de fantasia. Apesar de aparentar ter uma mitologia pesada, cheia de termos e regras, não foi isso eu senti a partir do meio pro final, quando a protagonista já estava meio que "se sentindo em casa", à vontade. Isso talvez tenha quebrado um pouco as minhas expectativas, que esperava mais da historia e de como a protagonista se desenvolveria, além de mostrar também o que estava ao seu redor. O livro é todo pelo ponto de vista dela, o que nos faz questionar várias coisas durante a leitura, porque é assim que o ponto de vista em primeira pessoa funciona: o protagonista não sabe o que está acontecendo, e o leitor também não. Isso traz certo mistério a trama e uma curiosidade sobre tudo que está acontecendo. Quem me acompanhou pelo Twitter sabe também que até o momento estou tendo a esperança que a principal reviravolta da historia seja uma mentira porque eu fui totalmente enganada por ela. Claro que eu sei que não é mentira, mas não deixa de doer (me deixem sonhar, por favor).
O cervo estava me mostrando minha força - não apenas o preço da piedade, mas o poder que ela conferia.
Acho a Alina uma personagem com muita vontade de ser amada, querida por alguém, e essa acaba sendo a maior fraqueza dela, mas que também espero que seja algo a favor um dia. Mantenho uma certa expectativa da série porque vi muitas boas criticas, o que aumenta o meu hype pra leitura - a serie em si é muita hypada. Enfim, terminei a leitura um pouco destruída, mas em comparação com o fim de outras obras de fantasia - tipo ToG ou Crônicas de Amor e Ódio, por exemplo - eu terminei super bem.
E você, já leu algum livro dessa série? Me conta. Bjos
Nenhum comentário:
Postar um comentário