Olá, pessoal, aqui é a Anne e este é meu mundo, bem vindo!
Hoje vou falar de um livro curtinho, rápido de ler, de uma autora extraordinária, inteligente e perspicaz, que escreve historias que afiam nossas noções de interpretação de texto: Agatha Christie. A leitura abaixo foi mais uma do conhecido detetive Hercule Poirot (Importante: lê-se Poarrô), que mais uma vez nos impressiona com suas deduções brilhantes.Ficha Técnica
Autora: Agatha Christie
ISBN: 9788520936511
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2013
Número de páginas: 256
Gênero: Policial
Sinopse:
Bela, rica e inteligente, a jovem herdeira Linnet Ridgeway parece conseguir tudo o que quer. No entanto, quando rouba o noivo de sua melhor amiga e se casa com ele sem pensar duas vezes, talvez Linnet esteja indo longe demais...
Em sua viagem de lua de mel num cruzeiro pelo rio Nilo, no Egito, o casal apaixonado se depara com uma série de antagonistas interessados em sua fortuna e em provocar sua infelicidade. Então Linnet é encontrada morta, com um tiro na cabeça. O detetive Hercule Poirot, que por acaso também estava no navio, entra em ação para tentar montar mais esse quebra-cabeça.
É Bom?
O inicio do livro se arrasta um pouco, mas é necessário para podermos conhecer os personagens que farão parte da historia. Cada um tem seus motivos para odiar ou apenas não gostar muito da falecida, Lynnet Doyle, que é uma personagem não muito cativante, pelo contrario, é o esteriótipo de menina rica e mimada, esnoba as pessoas e não dá valor a ninguém a não ser ela mesma, chegando ao ponto de casar com o noivo da amiga.
Hercule é um personagem a parte, ele toma a frente da investigação e faz deduções a partir de tudo que passa na frente dele: paisagens, conversas, momentos. Sua dedução é impecável e como sempre, acerta em cheio.
Os outros protagonistas da historia, Simon e Jacqueline, também são personagens que gostaria de destacar. Jacqueline é uma personagem de personalidade forte, ela demonstra ser determinada e fria, porem muitas vezes deixa a mascara cair, revelando como é apenas uma mulher que foi abandonada pelo noivo. O personagem Simon é um mistério, ele não revela muito de si próprio, fora que ama a esposa e que quer que Jacqueline os deixe em paz.
A narrativa é cadenciada e devagar e cada dialogo é uma peça chave para a investigação. O crime, em si, é brutal, e o modo como foi realizado e por quem é a grande surpresa do livro, por isso a importância de se prestar atenção aos detalhes e não confiar nas primeiras informações. Fora o fato de uma tragedia levar a outra e a outra.
Morte no Nilo é mais um livro policial que aguça o lado curioso e investigativo do leitor, apresentando testemunhos e fatos sobre um crime e traz mudanças e sacadas para tentar confundir tanto os personagens da historia como aqueles que estão lendo-a.