Follow Us @themundodeanne

@themundodeanne

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Eu Li E... | Morte no Nilo de Agatha Christie

22:01:00 0 Comments
Olá, pessoal, aqui é a Anne e este é meu mundo, bem vindo!
Hoje vou falar de um livro curtinho, rápido de ler, de uma autora extraordinária, inteligente e perspicaz, que escreve historias que afiam nossas noções de interpretação de texto: Agatha Christie. A leitura abaixo foi mais uma do conhecido detetive Hercule Poirot (Importante: lê-se Poarrô), que mais uma vez nos impressiona com suas deduções brilhantes.

Ficha Técnica
Autora: Agatha Christie
ISBN: 9788520936511
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2013
Número de páginas: 256
Gênero: Policial

Sinopse:
Bela, rica e inteligente, a jovem herdeira Linnet Ridgeway parece conseguir tudo o que quer. No entanto, quando rouba o noivo de sua melhor amiga e se casa com ele sem pensar duas vezes, talvez Linnet esteja indo longe demais...
Em sua viagem de lua de mel num cruzeiro pelo rio Nilo, no Egito, o casal apaixonado se depara com uma série de antagonistas interessados em sua fortuna e em provocar sua infelicidade. Então Linnet é encontrada morta, com um tiro na cabeça. O detetive Hercule Poirot, que por acaso também estava no navio, entra em ação para tentar montar mais esse quebra-cabeça.

É Bom?
O inicio do livro se arrasta um pouco, mas é necessário para podermos conhecer os personagens que farão parte da historia. Cada um tem seus motivos para odiar ou apenas não gostar muito da falecida, Lynnet Doyle, que é uma personagem não muito cativante, pelo contrario, é o esteriótipo de menina rica e mimada, esnoba as pessoas e não dá valor a ninguém a não ser ela mesma, chegando ao ponto de casar com o noivo da amiga.
Hercule é um personagem a parte, ele toma a frente da investigação e faz deduções a partir de tudo que passa na frente dele: paisagens, conversas, momentos. Sua dedução é impecável e como sempre, acerta em cheio.
Os outros protagonistas da historia, Simon e Jacqueline, também são personagens que gostaria de destacar. Jacqueline é uma personagem de personalidade forte, ela demonstra ser determinada e fria, porem muitas vezes deixa a mascara cair, revelando como é apenas uma mulher que foi abandonada pelo noivo. O personagem Simon é um mistério, ele não revela muito de si próprio, fora que ama a esposa e que quer que Jacqueline os deixe em paz.
A narrativa é cadenciada e devagar e cada dialogo é uma peça chave para a investigação. O crime, em si, é brutal, e o modo como foi realizado e por quem é a grande surpresa do livro, por isso a importância de se prestar atenção aos detalhes e não confiar nas primeiras informações. Fora o fato de uma tragedia levar a outra e a outra.
Morte no Nilo é mais um livro policial que aguça o lado curioso e investigativo do leitor, apresentando testemunhos e fatos sobre um crime e traz mudanças e sacadas para tentar confundir tanto os personagens da historia como aqueles que estão lendo-a.

Você já teve a oportunidade de ler Morte no Nilo? Ficou com vontade de ler? O livro é mais um sucesso da autora e em breve será lançado em filme, como uma continuação de Assassinato no Expresso do Oriente. Espero que tenham gostado. Até a próxima!

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Eu Li E... | Serie Artifícios das Trevas de Cassandra Clare

23:31:00 0 Comments
Olá, eu sou a Anne e esse é meu mundo, bem vindo!
O universo Shadowhunter é um dos meus favoritos no universo literário. Tudo começou com uma garota ruiva que estava com sua mãe desaparecida, hoje já são três series e vários spin-offs. Cassandra Clare nos apresentou um universo cheio de beleza, poder, mas também cheio de maldade e ambição. Na serie que vou comentar hoje, o que se destaca é família, uma palavra simples, mas poderosa, pois contem todas as pessoas mais próximas que te amam incondicionalmente, e aqui temos personagens que se agarram uns nos outros para se manterem unidos, pois eles sabem que ninguém será por eles como a própria família.
Então vamos lá!

Livro 1. Dama da Meia Noite


Ficha Técnica
Autor: Cassandra Clare
ISBN: 9788501401083
Editora: Galera
Ano: 2015
Número de Páginas: 560 + 16 de encarte (apenas na edição de colecionador)
Gênero: Young Adult, Fantasia

Sinopse:
Cinco anos após os acontecimentos de Cidade do Fogo Celestial, acompanhamos os Caçadores de Sombras do Instituto de Los Angeles enquanto tentam descobrir os responsáveis por uma série de assassinatos que vitimam tanto humanos quanto fadas. Emma Carstairs é uma guerreira, uma Caçadora de Sombras: a melhor de sua geração. Ela vive para lutar. E faz isso ao lado de seu parabatai, Julian Blackthorn. Juntos eles patrulham as ruas de Los Angeles, onde vampiros fazem a festa na Sunset Strip, e fadas — as mais poderosas das criaturas sobrenaturais — tentam se manter na linha depois de uma guerra com os Caçadores de Sombras. Quando os corpos de fadas e de humanos assassinados começam a aparecer com as mesmas marcas encontradas nos pais de Emma, há alguns anos, uma aliança preocupante se forma. É a chance de Emma se vingar, mas também a oportunidade de Julian recuperar o irmão mais velho, Mark, prisioneiro do Povo das Fadas e integrante da Caçada Selvagem desde a Guerra Maligna — que alçou Clary Fairchild e Jace Herondale ao posto de Caçadores de Sombras-celebridade. Tudo que Emma, Mark e Julian precisam fazer é resolver o mistério dos assassinatos em duas semanas...

É Bom?
Não gosto de comparar a obra de uma autor com suas publicações anteriores, mas acredito que Cassandra tem se tornado uma daquelas escritoras que conseguem prender nosso folego, chorar quando menos esperamos e nos decepcionar com traições que nunca imaginaríamos acontecer.
Para resumir, Dama da Meia Noite é um livro de impacto, onde vemos as consequências de leis duras e punições ainda piores que a Clave aplica. Aqui nós temos um mundo pós guerra, onde a Clave deu as costas para as fadas e qualquer um que tente ajuda-los está indo contra a Lei. Aqui temos personagens de características e personalidades fortes e determinados, mas doces, amorosos e leais em sua essência. O livro é bem explicado, sem margens para spoilers do final e não sabemos quem é o inimigo até o momento da batalha final.
Também é valido ressaltar os personagens principais, que são cativantes pela proteção e lealdade para com a família e os amigos. Emma e Julian foram crianças que foram obrigadas a crescer de uma hora para outra, principalmente Julian, que desde os 12 anos teve que cuidar dos irmãos menores como se fossem seus filhos, fora o fato de ter sido obrigado a matar o próprio pai na Guerra Mligna para salvar o irmão. Julian é extremamente amoroso e protetor, porem é cheio de segredos e responsabilidades. Tudo o que ele quer é que seu fardo seja aliviado e ele possa pensar um pouco nele também. E isso é agoniante de ler, porque torcemos para que ele encontre esse escape, mas ninguém quer ou pode toma-lo.
Outra coisa que também me chama muito atenção quando eu estou lendo um livro - e aqui nós temos muito disso - é que há muitos casais se formando em Dama da Meia Noite. E todos esses casais tem conflitos e isso também é desesperador, porque você sabe que aquele casal é perfeito, mas tem algo que os impede de ficarem juntos.
O final é cheio de conflitos internos, dando margem para a continuação: Senhor das Sombras.


Livro 2. Senhor das Sombras


Ficha Técnica
Autor: Cassandra Clare
ISBN: 9788501401076
Editora: Galera
Ano: 2017
Número de Páginas: 602
Gênero: Young Adult, Fantasia

Sinopse:
Emma Carstairs finalmente conseguiu vingar a morte dos pais e pensou que com isso estaria em paz. Mas se tem uma coisa que ela não encontrou foi tranquilidade. Dividida entre o amor que sente pelo seu parabatai Julian e a vontade de protegê-lo das graves consequências que um relacionamento entre os dois pode trazer, ela começa a namorar Mark Blackthorn, irmão de Julian. Mark, por sua vez, passou os últimos cinco anos preso no Reino das Fadas e não sabe se um dia voltará a ser o Caçador de Sombras que já foi. Como se não bastasse, as cortes das fadas estão em polvorosa. O Rei Unseelie está farto da Paz Fria e decidido a não mais ceder às exigências dos Nephlim. Presos entre as exigências das fadas e as leis da Clave, Emma, Julian e Mark devem encontrar um modo de proteger tudo aquilo que mais amam — juntos e antes que seja tarde.

É Bom?
O segundo livro começa onde o primeiro terminou. Emma e Julian estão separados e todos acreditam que está tudo bem. Fora a quantidade de demônios que estão aparecendo na orla de Los Angeles, que logo eles concluem que é por causa do corpo desaparecido de Malcolm e o Volume Negro. Logo eles recebem a "ajuda" dos Centuriões, que são aqueles formados pela Scholomance, mas logo descobrem que esses Centuriões não vieram muito para ajudar. Para acrescentar, Kieran é sequestrado na corte unseelie e isso acaba levando-os em uma aventura muito perigosa.
Aqui nós temos a busca da família Blackthorn pelo Volume Negro, pois através dele eles acreditam que irão conseguir ajuda para a guerra que está por vir.
Mais uma vez temos um livro forte, bem escrito, onde nada se empurra, tudo é cadenciado e no seu devido tempo. Cada personagem tem seu momento e são nesses momentos que eles se destacam. E eu adorei esses momentos, pois a Cassandra é a melhor escritora para escrever personagens com realidades difíceis. Toda a família Blackthorn - e aqueles que estão ao seu redor também - tem um segredo, ou algo em sua personalidade que não seria aceitável no mundo Shadowhunter, e eu acho isso maravilhoso de ler, pois é o mesmo que vivemos na sociedade atual. Quantas pessoas no mundo tem vergonha de sua sexualidade e são obrigados a esconder quem realmente são? Quantas mulheres tem problemas com comida por serem ou por se acharem gordas? Quantas milhares de pessoas sofrem preconceito por serem negros? Eu acho incrível essa visão retrograda que a sociedade Shadowhunter tem, pois é a mesma visão que nós mesmos, mundanos, também temos, infelizmente. E o livro nos passa essa lição de igualdade, que no fim, tudo o que todos querem é viver em paz ao lado daqueles que amamos, mesmo que eles sejam diferentes de nós.
Somos apresentados ao personagem Kit, que descobrimos ser um parente de Jace perdido. Ele se aproxima muito dos gêmeos Ty e Livvy, e é um personagem que vemos crescer dentro do mundo dos caçadores de sombra. Ele conhecia esse mundo por causa do pai dele, mas graças a essa criação, no inicio, ele não quer aceitar quem ele é, mas com o passar do tempo ele vai aprendendo sobre ser um caçador de sombras e entende a lealdade e a força dos Shadowhunters.
Gostaria também de dar uma atenção especial ao casal Julian e Emma, que até tentam ficar longe um do outro, porem o amor deles é mais forte que qualquer coisa. Só não é mais forte que a Lei e a maldição que os espreita, e os dois vão tentar, juntos, encontrar uma saída que os liberte. Tentar! Por que para onde eles olham, as opções são horríveis.
Tanto o primeiro livro quanto o segundo me mostraram uma família forte, unida, mas que passou por coisas horríveis e que parece sempre estar fadada pelo destino á sofrer mais.


E vocês já leram essa serie? O que acharam? O terceiro lança no fim do ano, e assim que eu ler, esse post será atualizado! E como vocês já sabem, comentários são sempre bem vindos.